Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/modamani/public_html/includes/config.php on line 6
modamanifesto
  Busca
  Menswear - Primavera/Verão 2007


Ana Carolina Acom *

Esta frase é oriunda da Vogue francesa após os desfiles das coleções masculinas de primavera-verão 2007, apresentadas em Milão e Paris. Na mesma semana que alguns rapazes corriam atrás de uma bola e do gol, outros, no mesmo continente, desfilavam as principais criações para moda masculina do próximo verão. Apresentaram o que será tendência em roupas masculinas, em peças assinadas pelos estilistas mais conceituados do mundo. Então, vamos conferir!

As tendências na moda masculina deste verão, evidentemente, envolvem os clássicos. Como não poderia deixar de ser, os ternos apareceram das mais variadas formas. Os bem justinhos e com gravatas cada vez mais finas seguem em voga, e abrem espaço para inovações em cima do que já é tão antigo... Junya Watanabe apresentou modelos de ternos super esportivos, quase lembrando abrigos. Outros optaram pela gravata fininha, jeans e “descoladíssimas” jaquetas, como Dirk Schonberger e a Dolce & Gabbana. Os dândys modernos também invadiram as passarelas, essa figura tão antiga ganha força no imaginário de homens dos anos 2000, que apreciam elegância e bom gosto. O “dandysmo” atual, e não menos pomposo, pode ser visto nas fotos da Burberry Prorsum e da Neil Barret, que conseguiu traduzir perfeitamente esta idéia: mesclando colete, relógio de bolso com um interessantíssimo coturno de cadarços brancos. Outros “dândys atuais” podem ser vistos na calça xadrez vichy da YSL ou ainda nas peças da Etro, que lembram o europeu chegando aos trópicos: descalço ou de bermudas.

Falando em clássico, não poderiam, de forma alguma, faltar as menções ao rock! Este rapaz, de mais de 50 anos, possui diversas versões e segmentos, mas deu seu ar em alguns looks, como os de Ann Demeulemeester e Martin Margiela. O desfile da marca Dior Homme, que contou com a presença na primeira fila de Mick Jagger, Elton John e Karl Lagerfeld, foi bem rock’n’roll. Com uma pitada de androgenia em modelos bem magros, teve um pouco de influência beatlemaníaca com ares de Ramones. Ok, cool! Isso faz muito sentido!!! “I know it's only rock 'n' roll but I like it”. O desfile de Galliano também teve rockers, e, aliás, teve também de tudo: brilhos, estampa de oncinha, sujeiras pelo corpo, estilo “chinelão”, mafiosos, punks e até um grunge insano, além de incríveis e geniais Teddy Boys, os quais só Galliano montaria.

Destaco o desfile da Number 9, cowboys interessantes e sedutores, em camisas xadrez, botas, laço e chapéu. Alguns dos looks eram escuros e sombrios, de mocinho não tinham nada além do fiel rosário no pescoço. O estilo grunge apareceu em alguns desfiles, dessa vez não com tanta força, mas como uma tendência um tanto disfarçada, confira nas fotos. A Comme des Garçons apostou no dourado para as vestes masculinas, aliás, o brilho esteve presente em diversas coleções. Mas a estrela da vez, sem dúvidas, é o branco. Ele apareceu em quase todas as coleções, em ternos, jaquetas, bermudas, estilo esportivo, clássico e etc. Essa cor vem com toda a força para a próxima estação. Confira o texto sobre esta tendência.

Assim, fica documentado que o modamanifesto não ignora a vaidade masculina e também se interessa pela moda do sexo oposto. Tudo é tão belo... Assistir as criações de gênios do estilismo sempre nos agrada, e podemos sentir, ainda mais facilmente, o prazer estético causada pela mera visão da roupa de outrem. Pois, ao observar no outro (sexo oposto), o desejo que temos não é de posse e de consumo, mas sim de admiração por cada detalhe e acabamento, além é claro, do luxo embasbacante que envolve os eventos de moda pelo mundo.

*Ana Carolina Acom é uma Filósofa da moda - formada em Filosofia pela UFRGS, pesquisa moda e semiótica das vestimentas.

Fotos: Reprodução


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.