Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/modamani/public_html/includes/config.php on line 6
modamanifesto
  Busca
  Sebben Jóias é case no RS Moda

Por Julia Capovilla*

Lauro Sebben, sócio da CCIRS e proprietário da empresa fabricante de jóias, localizada na cidade de Guaporé, falou sobre a história e as metas para o futuro da Artefatos de Metais Sebben LTDA, na tarde da última quarta-feira (12/7), durante o II Encontro de Moda e Negócios do RS, evento que acontece até o dia 13 de julho na Fiergs.

A empresa criada em 1936 pelo avô de Lauro, hoje é um dos expoentes da confecção de jóias do Estado. O que começou de forma modesta, atendendo somente os municípios vizinhos, agora já pode ser vista em inúmeros países do mundo. Nesta trajetória, algumas datas são consideradas chaves para o crescimento da empresa.

Em 1984 a decisão de passar a produzir peças folheadas a ouro, no lugar de chapeadas, fez com que os custos diminuíssem e as vendas aumentassem. Visto hoje, parece uma decisão simples, mas Lauro garante: “esse passo foi fundamental para manter a fábrica de portas abertas”. Na década de 90, com a abertura de mercado, também vieram o aumento da concorrência e o início da “invasão” chinesa. Mais uma vez, a Artefatos de Metais Sebben teve de se adaptar a outra realidade. Em 1995 houve um grande investimento tecnológico, principalmente em máquinas italianas para peças maciças e de moldes. No ano 2000 o foco foi na melhoria da produtividade, design e prospecção de novos mercados. Segundo Lauro, era preciso contratar pessoas para pensar, não somente para a mão-de-obra. No ano passado iniciaram um novo ciclo: a redefinição da empresa, suas missões e metas para o futuro. Para estruturar o processo de mudança, foi realizado um planejamento estratégico minucioso. “A decisão foi crescer”, afirma o proprietário.

Palestra da Sebben na FIERGS

Até 2011, a expectativa é conquistar mais mercados, aumentar a rentabilidade, investir na gestão de pessoas, processos tecnológicos e preservação ambiental. O objetivo é ter a bandeira em todos os países da América Latina. Para isso, Lauro aponta as ações propostas pela empresa: investir em consultoria externa, qualificar processos fabris, otimizar recursos, padronizar a parte operacional, buscar parcerias e solidificar as existentes, reestruturar o setor de Recursos Humanos, além de investir na gestão por habilidades e competência.

Essas medidas já vêm sendo aplicadas em 2006, o que gerou um crescimento em 24% nas exportações, em relação a 2005. Junto a Artefatos de Metais Sebben, o pequeno município de Guaporé, com apenas 20 mil habitantes, possui atualmente mais de 100 empresas em atividade no setor de pedras e metais preciosos.

* Julia Capovilla tem 25 anos, trabalha com comunicação, é publicitária por descuido e estuda jornalismo por opção. Além disso, adora moda e não vê nada de errado nisso.

Foto: Júlia Capovilla


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.