Busca
  Porto Alegre Fashion Show


Ana Carolina Acom *

No dia 17 de setembro, Porto Alegre foi palco de mais um domingo fashion. No mesmo dia em que ocorria a “tradicional” Parada Gay da capital, o clube Leopoldina Juvenil sediou o 3º.POA Fashion Show. Esse evento de moda reúne os principais nomes deste segmento no estado, e possui também um caráter cultural, pois apresentou desfiles temáticos ligados à história das vestes e espetáculos artísticos como de dança e teatro. Além disso, trouxe uma belíssima exposição ligada ao tema do evento: “A História através da Moda”. Onde a nova geração de estilistas dividiu espaço com um respeitável acervo histórico, composto por criações de grandes nomes da história da moda gaúcha, tais como: Arnold Wolf, Estelita Campos, Mary Steigleder, Rui Spohr e Milka Wolf.   

A tarde de moda abriu com o desfile temático “Um milênio de moda a.C.”, assinado por Milka. Em seguida, houve o desfile com as camisetas customizadas pelo núcleo de moda do Morro da Cruz. Ainda no primeiro bloco, o evento mostrou que também veio para incentivar os novos nomes da costura gaúcha, tais como, o querido e talentoso Rafael Körbes, Nájua Saleh, Dunga, Victória Cuervo entre outros. Cada um deles apresentou um modelito para o desfile. Os nomes citados também criaram modelos para a exposição de temática histórica do evento, inclusive, Körbes inspirou-se no estilista Denner para sua criação. O grupo formado por dez novos estilistas e intitulado “Avant Gard”, foi outro a ter oportunidade de divulgação. Entre seus integrantes estão: Débora Ydalgo, com uma moda nova e sofisticada, Helen Roedel, que faz coisas geniais em malhas e foi primeiro lugar no concurso Bazaar de Talentos do Mix Bazaar, e Rosamaria, com uma moda sempre rock´n´roll e que desta vez teve inspiração oitentista.

O segundo bloco iniciou com o desfile de acessórios de Renata Rech, o qual teve por tema as diferentes facetas femininas. Logo depois, veio a sempre esperada apresentação da marca Carmim, destaque para qualidade e beleza de seus jeans supertransados. O desfile apresentou calças justas e largas. Túnicas, plataformas e saruels, fizeram da coleção uma “mistureba” jovem, com personagens estilizados como: corsários, marinheiros, soldados e punks. A Carmim também trouxe para a passarela personalidades gaúchas, que vestiram a camiseta da marca e desfilaram cada um a seu modo e estilo. Entre eles: Pati Leivas (programa D Salto Alto), Azul Marinho (canal 20) e Luizinho, o seu cão, Jacintho Pilla, Dariano Mendonça (Versatille), Júlio Menezes (South Star) e “euzinha” (Ana Carolina do modamanifesto, conhece?). Pois é, tive a experiência de ver como é o outro lado, mas ainda prefiro observar e anotar tudo sentadinha na primeira fila.   

O terceiro e penúltimo bloco de desfiles foi muito chique! O estilista Flávio Ramos apresentou sua coleção, muito charmosa, em uma atmosfera navy, sugerida pelo momento. O branco, a tendência que preside a estação, tomou conta da passarela, e a cor azul marinho a acompanhou muito bem. Os trajes são perfeitos para uma bolsa vermelha!!! Neste bloco também desfilaram: a tradicional loja Tabajara e a marca de bolsas e sapatos Menta e Hortelã, além das belíssimas roupas da loja Homem for Women. Este setor da loja, que vende as marcas mais maravilhosas e desejadas, ao invés de modelos, trouxe para passarela as Glamours Girls de diversas edições para exibirem a coleção de primavera-verão 2007.

O fechamento do evento foi com o desfile de alta-costura, que desta vez apresentou criações do uruguaio Pablo Suarez e do chileno Miguel Guzmán, o Mago, além dos já conhecidos gaúchos, Luciano Baron, homenageado da noite, Rui Spohr, Rosa Maria, e Milka.

O Porto Alegre Fashion Show, promovido por Soraya Mendes Ribeiro, mais uma vez foi um sucesso. Soraya, seu Bureau de Estilo e toda equipe que torna este evento possível merecem os parabéns pela iniciativa e pela oportunidade de aproximar criadores e admiradores da moda porto-alegrense, além de apresentar ao público as novidades do que acontece na moda da capital.

 

*Ana Carolina Acom é formada em Filosofia pela UFRGS, pesquisa moda e semiótica das vestimentas.

Agradecimentos: Soraya Mendes Ribeiro e Ana Elisa de Toledo
Fotos: Janaína Kiesling Braga e Roberta Rocha


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.