Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/modamani/public_html/includes/config.php on line 6
modamanifesto
  Busca
  Donna Fashion Iguatemi 2007

 

Por Laura Ferraza de Lima*

Aconteceu na última semana, de 15 a 21 de outubro, o já conhecido evento gaúcho de moda, o Donna Fashion, realizado no shopping Iguatemi. Uma semana de moda, onde algumas griffes locais e várias nacionais apresentaram suas coleções para o verão 2006/2007. O modamanifesto esteve lá e conferiu a movimentação fashionista da cidade. A estrutura foi montada no estacionamento do shopping e abrigou lounges da C & A, do próprio Iguatemi e da Natura – um dos mais visitados, que oferecia um make up free como um pequeno mimo aos visitantes.

Os desfiles tiveram um público expressivo, principalmente quando contavam em seu casting com celebridades. As fãs lotavam o espaço com seus gritos frenéticos – o que, em minha opinião, desvia a atenção do principal, a moda. Claro que não faltou também um público especializado no assunto para apreciar.

Os desfiles da noite prometiam sempre muito glamour. Trouxeram nomes consagrados do universo fashion. Os gaúchos tiveram chance de ver de perto parte de desfiles que estiveram no último São Paulo Fashion Week e no Fashion Rio, como os de Máxime Perelmuter, Maria Bonita, Walter Rodrigues, Alexandre Herchcovitch e Lenny. Além de griffes consagradas como Doc Dog, TNG, Disritmia e Colcci.

Uma presença constante em muitas coleções, das griffes mais simples às mais badaladas, foi o branco – que se reafirmou como forte tendência, em várias formas, cortes e peças. A moda marinheiro apareceu na Schooner e na Lacoste. O desfile da Disritmia trouxe roupas tanto em tons neutros quanto estampados, que lembravam quadros de Miró. Já a griffe Misbella, voltada ao público teen, apresentou uma coleção com muitas rendas, cores claras, pérolas gigantes, corpetes. Tudo inspirado em bonequinhas antigas, que inclusive estampavam algumas peças. A Doc Dog trouxe listras até nos sapatos e cores vibrantes num mix 60, 70 e 80.

A Maria Bonita apresentou uma coleção impecável, num tom minimalista. As roupas tinham cortes perfeitos: eram chiques com simplicidade e ousadia ao mesmo tempo. Destaco as capas de verão, em tecido leve, com barras largas e transparência. Foram usadas cores neutras, como o cru. As linhas retas e as formas amplas apareceram em saias longas, regatas... Havia a aparência de sobreposição numa única peça e outras traziam, como única estampa, um vaso de natureza morta. Tudo muito clean.

A Zoomp, apesar de conhecida por seu jeans, encantou pela qualidade de sua alfaiataria. Tanto no feminino, com maxi pantalonas lindíssimas, como nos ternos masculinos e jovens. Não dispensou o branco, os maxi volumes e os mini comprimentos. Walter Rodrigues foi puro luxo, com sua última coleção vermelho total. Com vestidos longos glamourosos, com cortes perfeitos, fendas e decotes inusitados, o estilista deixou a platéia encantada. O segredo era a variação no tom do vermelho, de um mais opaco até um mais vivo. Os tecidos iam do linho a algumas peças em couro.

A TNG se inspirou no jogo de boliche e trouxe uma coleção um tanto oiteitinha, com direito a cintura mais alta e tudo. Jogou com formas geométricas e maxibolsas. Um dos desfiles mais esperados foi o de Alexandre Herchcovitch. Ele trouxe, na coleção feminina, um étnico fora do convencional, com muita cor. Criou, como sempre, estampas peculiares, como as de giletes coloridas. As peças apresentavam cortes indefinidos e, para arrematar o look, chapéus de palha. Outra estampa que chamou atenção foi a de animais e uma linda padronagem de xadrez que apareceram mais na coleção masculina que incluía maxi batas.    

* Laura Ferrazza de Lima é mestranda em História pela UFRGS e
pesquisadora de História da Moda.

Fotos: Renata Massetti


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.