Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/modamani/public_html/includes/config.php on line 6
modamanifesto
  Busca
  São Paulo Fashion Week – Verão 2008

dsdf
dsdf

Ana Carolina Acom *

Finalmente a moda brasileira apresentou coleções de encher os olhos. Sem desmerecer a moda do país! Mas, ultimamente a questão comercial andava atrapalhando a criatividade de nossos estilistas. Contudo, nesta última temporada houve alguns destaques significativos. O SPFW variou bem mais, em termos criativos, do que o Fashion Rio, que foi tão homogêneo e sem grandes novidades.

O desfile de Lino Villaventura foi simplesmente arrasador, e poderia ter sido visto em qualquer passarela do mundo todo. Todas as peças vieram em branco, as modelos surgiram com véus esvoaçantes e elétricos na cabeça, as lentes de contato também eram aterrorizantemente brancas, e as matérias variavam entre patchwork com diferentes tipos de gazar de seda pura, tules e vazado ricamente bordados. (click nas fotos para ampliá-las)

Outro desfile maravilhoso foi o da marca Osklen, que tem se superado a cada estação. Os tons variavam entre cru e cimento, mas o colorido arco-íris e o preto apareceram combinando perfeitamente com os demais. Vestidos, chapéus e bolsas em camadas chamaram atenção bela beleza de suas construções, remetendo a uma arquitetura da moda, que envolve conforto, um toque esportivo e muita elegância. Alias, as cores neutras como branco, cinza claro e cru são fortes tendências para o verão. Embora, a novidade da estação seja as cores berrantes! Como no Fashion Rio o laranja apareceu bastante, juntamente com o amarelo em muitas variações: flúor, limão, queimado ou ovo.

Outra bela coleção em tons pastéis e com um ar fadinha-hiponga-chiquérrima foi a da marca Raia de Goeye. Cores e peças muito bem escolhidas resultaram em lindos vestidos longos ou curtinhos: leveza perfeita para o verão.

Os comprimentos estão super variados e livres, têm de tudo: longo, curto, curtíssimo, no joelho e abaixo dele. Já as cinturas, essas parecem que subiram mesmo! As estampas apareceram, mas diferente do Fashion Rio, elas desfilaram bem menos poluidamente carregadas. As estampas apresentadas estão mais harmônicas e sem exageros. Por falar nisso, nenhuma delas foi mais criativa que as do genial Ronaldo Fraga, as fotos falam por si: estampas com desenhos de fita cassete, de caderno, de barquinhos, de jornal e etc. aparecem em fantásticos vestidos-camisetão com a clássica silhueta invertida, já vista na história da moda.

Os brilhos ainda estarão em voga para o verão. Muitas marcas optaram por tecidos com acabamentos plastificados, que ficam com um aspecto molhado ou encerado, como algumas peças da coleção da Maria Bonita. Outro brilho que reluziu foi o dos paetês: destaque para os foscos em micro-vestidos da Iódice.

*Ana Carolina Acom é formada em Filosofia pela UFRGS, é pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas.

Fotos: Reprodução


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.