Busca
  Semana da Moda de Milão – Primavera/Verão 2008


Ana Carolina Acom *

Embora os maiores nomes da moda estejam em Paris, e Londres é o lugar onde se buscam novos talentos criativos e novidades, a importância de Milão se deve a sua tradição e riqueza em termos de moda e tendências. As marcas que lá desfilam são extremamente tradicionais,  partes da história da moda e dentro de alguns meses serão copiadas pelas vitrines do mundo inteiro.

A influência mais vista nas marcas italianas desta temporada foi o olhar para os anos 70, mas também há um “quê” de anos 20. Poderíamos pensar em uma visão “setentista” da “Era do Jazz”, como foi o próprio filme “O Grande Gatsby”, filmado em 1974 com Mia Farrow e Robert Redford: uso da cor branca, bordados e penas, mas com alguns excessos e rendas barrocas.

As penas e plumas marcaram os trajes da marca La Perla, servindo como acessórios essenciais aos belos vestidos. O desfile de Roberto Cavalli teve algo de Virgínia Woolf: cabelos em penteados desgrenhados e silhueta sem formas nos vestidos fluídos e retos. Já a DSquared, se voltou mais para os anos 60, na maquiagem, no cabelo, nas cores e no comprimento dos mini-vestidos. Em contrapartida, a Dolce & Gabbana veio “hiper-moderna” em vestido de festa que misturam estampas, matérias e cortes.        

A Prada trouxe diferentes xadrezes berrantes, elegantes calças boca-de-sino, cintura no lugar e meia-calças coloridas e estampadas. Ainda na linha 20-70, mas que pode ser apreciada com alguns elementos ciganos, vem a coleção de Giorgio Armani: belos vestidos e bordados, muito bem conjugados aos lenços de cabeça. Emilio Pucci também faz um resgate às suas origens nos anos 70, em coloridos vestidos e dourados “disco”. A D&G e a Etro apresentaram muito do estilo hippie em patchworks, sandálias gladiador, longas túnicas coloridas e manchadas, além de franjas e babados.

*Ana Carolina Acom é formada em Filosofia pela UFRGS, é pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas.

Fotos: Reprodução


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.