Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/modamani/public_html/includes/config.php on line 6
modamanifesto
  Busca
  Semana de Moda – Paris – Primavera/Verão 2008


Ana Carolina Acom *

Confira como os maiores nomes da moda mundial projetaram a próxima temporada. (clique nas fotos para ampliá-las)

Podem me considerar louca e paranóica, mas a tendência que mais venho observando é o estilo anos 20. Eu sei, eu sei... Já se tornou uma obsessão! É justamente nestas horas que me pergunto se as tendências estão em nosso olhar tendencioso, que procura tal influência e acaba sempre encontrando (afinal a moda hoje é formada por uma multiplicidade de estilos). Ou será que elas realmente existem permeando todos as coleções há, pelo menos, um ano? O fato é que escolhi os principais desfiles para pensarmos sobre isso e vermos o que estes estilistas nos prepararam.

O Violoncelista de Marc Chagall (1939)Em primeiro lugar, separei alguns looks específicos, de diferentes marcas, com nítida impressão dos “Anos Loucos”: franjas, cintura abaixada, chapéu grudado na cabeça e bordados. Além disso, faço uma associação com a coleção de Viktor & Rolf, toda em detalhes de violinos e violoncelos, com a fotografia de Kiki de Montparnasse, realizada em 1924 pelo seu amante e fotógrafo Man Ray. Muito famoso na época, ele intitulou a foto de “Violon D’Ingres”. Mas, também podemos observar este tema musical em quadros como: “Violino e Uvas” de Picasso (1912) e “O Violoncelista” de Marc Chagall (1939).

Ann Demeulemeester trouxe preto e banco, uma de suas características já marcantes, mas também algumas listras vermelhas, no estilo da década incansavelmente citada: cabelos masculinos, franjas e plumas. O desfile de Jean Paul Gaultier foi fantástico, com elementos “Piratas do Caribe”, muito bem escolhidos, e vestidos em cortes retos, além do uso de uso de franjas, saruels, cores bacanas e belos chapéus. A última parte da apresentação mostrou mulheres de branco, da cabeça aos pés, com vestidos lindíssimos e um efeito monocromático luxuoso e moderno. Galliano, para a sua marca própria, mais uma vez teve sua apresentação com algo de teatral. Pois, as meninas eram verdadeiras bonecas performáticas e a maioria dos trajes era em tons pastéis, tudo com um ar de história da moda, de 1920 a 1940.

Violino e Uvas de Pablo Picasso (1912)O desfile da Chanel apresentou muito jeans e algumas peças em ar retrô. Destaco o último vestido: preto e branco com pregas no meio. Já o desfile da Hermés, invocou algo de safári ou viagens por lugares exóticos feitas por mulheres muito chiques da década de 30, ou algum filme desta época. Usar turbantes e acessórios étnicos junto a um visual contemporâneo se tornou muito elegante a partir dos anos 20, refletindo um interesse por povos e artes exóticas devido à exploração antropológica de territórios africanos ou orientais.

Galliano, para Dior, exibiu uma belíssima coleção, com peças muito usáveis. Apareceu o uso de flores, tanto em estampas como as feitas em tecidos, e também o visual masculin/feminin, com cartolas no estilo Marlene Dietrich ou com boinas tipo boemia francesa. E mais Art Déco anos 20 apareceu neste desfile: maquiagens super escuras, cabelos a la garçonne, nos trajes laranjas, nas peles e nos vestidos tipo lingerie.

Mais destaques para o desfile em preto e branco da Givenchy, com ilhós e enormes poás; e também para a apresentação da Balenciaga, que explorou as formas estruturadas em quase armaduras de ombros levantados, estampas diferenciadas e visual metalizado. E Alexander McQueen, que apresentou cabelos anos trinta e grande mescla de estilos, o que parece seguir a noção de fascínio antropológico já mencionada. Pois, há nas suas roupas penas coloridas tipo América do Sul, tatuagens faciais, como o chamado “moko” das tribos Maori, vestidos de festa e formas esculturais.

*Ana Carolina Acom é formada em Filosofia pela UFRGS, é pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas.

Fotos: Reprodução


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.