Busca
  Fashion Rio – Outono/Inverno 2008

Ana Carolina Acom *

A semana de moda do Rio de Janeiro, apesar dos quarenta graus, apresentou uma moda inverno para aquecer de verdade. Algo que os cariocas quase nem podem usar, porque frio por lá é raro. Nas roupas não há grandes novidades: a cintura alta assumiu lugar de destaque, a silhueta lápis também apareceu e as calças variam entre pantalonas, saruels e justinhas.

Escolhi alguns desfiles que mereceram atenção dentre as marcas que desfilaram no circuito carioca. Em primeiro lugar, cito o desfile da Sta. Ephigênia. A marca, sempre muito elegante e feminina, apresentou lindos vestidos de festa, retos ou com enormes saias rodadas pela canela ao melhor estilo anos 50, foi muito feliz na escolha da cores e as modelos pareciam verdadeiras divas.

A Colcci, tirando Gisele, não teve grandes atrativos. Apresentou alguns vestidos interessantes com brilhos e a cintura bem marcada, principalmente na mini-saia e calça jeans de cintura alta. A marca DTA trouxe a forte tendência das peças de alfaiataria masculina para os guarda-roupas femininos, em coletes, palitós e algumas sobreposições. Além disso, apresentou belos vestidos e saias com babados e camadas, o jeans insiste na cintura alta, e as botas soltinhas nas canelas estão super em alta, já tendo aparecido, há muito, nos desfiles da Europa.

A Cavendish mostrou uma moda sóbria com muita cara de inverno, no xadrez e nas matérias adotadas para a coleção. Não menos elegante, as peças possuem um ar pesado, mas com algo de muito interessante e bonito. Com certeza que não agrada a todos os gostos, são roupas difíceis e de estilo próprio. Neste mesmo segmento, e valendo o que falei a respeito da Cavendish, está a marca Landacaru, que merece destaque por suas belas peças neste inverno.

A marca carioca Sandpiper a cada dia ganha mais destaque, a roupa possui uma cara e identidade nova e é super usável. As peças podem ser básicas, ou podem ser conjugadas de maneiras mil, sendo do tipo “imprescindível” em qualquer guarda-roupa.

Destaque especial para a marca Caroline Rossato, a que mais me agradou na semana da moda carioca. Muitas cores sem perder a cara de inverno: ela usou uma bela combinação de laranja, verde e marrom. Aliás, marrom e laranja juntos são perfeitos! O corte das roupas também foram dignos de aplausos. Bela exploração!

As outras marcas que sempre se destacam no Fashion Rio, sendo obrigadas a entrar em minha lista é: a Maria Bonita Extra e a Mara Mac. A Maria Bonita Extra, sempre se destacando em formas e matérias, apresentou vestidos curtinhos com cara de menina. Já a Mara Mac, também deu uma explorada nos laranjas e marrons, mas trouxe também o cinza. As peças são bastante femininas e contemporâneas.   

*Ana Carolina Acom é formada em Filosofia pela UFRGS, é pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas.

Fotos: Reprodução


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.