Busca
  São Paulo Fashion Week – Outono/Inverno 2008

Ana Carolina Acom *

A principal semana da moda brasileira, o SPFW, não apresentou grandes novidades em termos de tendências. Apesar disso, algumas marcas se destacaram bastante. Pois, houve bastante criatividade dentro da identidade e estilo de cada marca. O que podemos observar de comum entre elas foram; as peças em “maxi-tricô”, cardigans de diferentes interpretações, bastante preto, os tradicionais xadrezes de inverno e um certo olhar para os anos 70, como já havia sido mostrado nos desfiles europeus.

Elegi alguns desfiles que, creio eu, merecem ser destacados. (Clique nas fotos para ampliá-las). Começo pela Zoomp, agora desenhada por Alexandre Herchcovitch. Foi ótima a experiência de ver a Zoomp assinada pelo estilista, que preservou a cara jeans da marca, apresentando contemporâneos macacões e cinturas super altas, trouxe também lindos e sexys vestidos, além das interessantes peças em xadrez e com novos bolsos.

A marca de Sommer, Do Estilista, estava bem bacana: a conjugação perfeita entre botas western e estampas coloridas dentro de um estilo único. Ainda no mesmo segmento vem a Cavalera, com um desfile que eu simplesmente “a-mei”! Com um estilo parecido ao apresentado pela marca de Sommer, a Cavalera, também desenhada por Sommer, se superou ainda mais. Os trajes lembram algo de um grunge colorido com a nítida influência da década de 70. Nada mais atual! A marca traz vestidões estampados, misturas de estampas (super em voga) e muito laranja. Claro que são roupas difíceis e não é para todos os públicos.

A coleção da Maria Bonita, como sempre, muito linda, chic e moderna: belíssima cartela de cores e excelente uso do xadrez. Outro de meus desfiles favoritos, um dos mais belos da temporada, foi o da marca Huis Clos. Os chapéus deram um ar retrô, mas a marca aposta em uma interpretação contemporânea de silhuetas anos 30 ou 20.

Destaques também para as coloridas 2nd. Floor e Osklen. Ambas apresentaram um inverno a cores, mas, com bastante destaque para a cor preta, muitas listras e grandes golas. A Osklen mostra a super tendência da botas soltinhas na canela, neste caso, um modelo bem esporte condizente com a marca. E na lista dos estilistas cada vez mais consagrados, estão; Lino Villaventura em nível de alta costura mundial e o maravilhoso Ronaldo Fraga. Ronaldo, o campeão em belas referências, comemora 25 anos de moda e relembra o tempo em que trabalhou em lojas de tecido, seu retrô é nostálgico e as meias coloridas arrasaram na combinação com as roupas.

*Ana Carolina Acom é formada em Filosofia pela UFRGS, é pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas.

Fotos: Reprodução


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.