Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/modamani/public_html/includes/config.php on line 6
modamanifesto
  Busca
  Paris - Outono / Inverno 2009


Ana Carolina Acom *

Apesar das mudanças climáticas o calendário fashion segue o baile. Contudo, já há quem diga que isto vai mudar e as coleções serão apresentadas de tempos em tempos, indeterminadas por estações. Mas, creio que se isso vier a acontecer será a muito longo prazo. Por enquanto, vamos dar uma olhada nas minhas escolhas de destaque dentre as coleções apresentadas na última temporada de Paris. Sempre lembrando que agora o modamanifesto tem correspondente direto de Paris, confira aqui o que ela disse sobre a semana de moda.

Começo pela Louis Vuitton de Marc Jacobs, que vem em cores pastéis e com plataformas. As peças são clássicas, mas as modelagens inusitadas, além de saias femininas e rodadas, calças “curtas montaria” com culotes (nada bonitas) e belas golas diferenciadas nos casacos. “Grandes olhos e grandes cabelos” – foi o que chamou a atenção no desfile bem sessentista de Galliano para a Christian Dior. Estava lindo, apresentando peças muito bonitas, como casacos de pele, branco total, círculos coloridos e um pouco de balonê.

Já Ghesquière para Balenciaga, insiste nas formas estruturadas. O que acho belíssimo, mas, pelo visto, não chega por aqui, nossas mulheres definitivamente não aprovam. Ele também trouxe texturas plastificadas, que são uma grande tendência, e fendas nas “pernocas”, também muito em voga. Alexander McQueen, como sempre muito criativo, fez referências ao colonialismo britânico e a realeza que passou pela coroa: rainha Vitória, Elisabeth II, Duque de Wellington e outros. Além disso, o estilista teve inspiração de sua recente visita à Índia. As peças têm algo de exótico, e passam por realezas de locais distintos, todas parecem fazer parte de um esplendido espetáculo de balé.

Apreciei muito o desfile da marca Celine: bela escolha de cores. Havia preto, azul marinho e alguns tons claros em vestidões maravilhosos com sobreposição de peças e babados, além de lindos casacos também transformados em vestidos. Outro desfile muito bacana foi o da marca Jasmine di Milo, as meias calças vermelhas deram um toque significativo aos bonitos vestidos, muito básicos e ultra-usáveis.

Stella McCartney apresentou interessantes criações em malhas, tudo super inverno e bastante confortável. Mais malharia muito louca ficou por conta de Junya Watanabe, criações fantásticas em malhas torcidas e sobrepostas. Uma moda realmente trabalhada, de excelente modelagem e belo caimento. Apesar disso, nem todo mundo encara esse visual. Ann Demeulemeester também merece destaque, pois o estilo western, meio “american indian”, adotado pelo estilista, sempre produz um efeito radiante com os chapéus e as penas. A alfaiataria de primeira, coturnos maravilhosos e a perfeita combinação de preto e branco arrasaram mais uma vez (clique nas fotos para ampliá-las).

*Ana Carolina Acom é formada em Filosofia pela UFRGS, é pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas.

Fotos: Reprodução


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.