Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/modamani/public_html/includes/config.php on line 6
modamanifesto
  Busca
  Passeio por Paris: Canal Saint Martin

Por Bianco Pizzato*

O canal Saint Martin tem 4.55 Km de extensão e foi aberto em 1825. Inicialmente servia para transporte de mercadorias e também como divisor  da cidade, pois separava o Hôpital Saint Luis, onde eram tratados os doentes da peste, do centro da cidade. Por muito tempo foi uma região mal freqüentada, porém de alguns anos pra cá, os arredores do canal começaram a ser redescobertos por artistas e jovens estudantes, que aproveitavam a beleza do local e o baixo custo dos imóveis. Hoje em dia o Canal Saint Martin é chamado pelos parisienses de bobo: burguês (bourgeois) e boêmio. Toda a extensão do canal e as demais ruazinhas que chegam nele, são repletas de bares, pubs, lojinhas e comércio no geral, sem contar o Parc de la Villette e a rede de cinemas MK2, que ajudaram a revitalizar o local.

O Parc de la Villette é o maior parque da cidade de Paris e a segunda maior área verde. Lá encontra-se a Cité des Sciences et de l'Industrie, a Géode, uma grande bola espelhada que serve como um cinema 3D que possui uma tela enorme de 180˚ e a Cité de la Musique. Agora que o calor começa a chegar no hemisfério norte, o Parc de la Villette é um dos preferidos para se ir no final de semana fazer um pic-nic com os amigos.

Próximo ao metro Jaurés existe, às margens do canal, dois complexos de cinema MK2, cada um com algumas salas, uma cafeteria e uma lojinha. Mas o melhor é que as entradas podem ser compradas não importa em qual lado do canal e depois existe um barquinho para você ir ver seu filme do outro lado. Curiosidade: aqui na França os cinemas funcionam com uma carta anual, onde paga-se 35 euros, para duas pessoas, por mês, e se tem entrada ilimitada (em todas as salas da rede, para todos os filmes e todas as sessões) bem que isso poderia chegar ao Brasil, né?

Na mesma altura do cinema, porém do outro lado do metrô, existe um bar e galeria de arte chamado Ephémère. Sempre repleto de artistas e simpatizantes um ótimo endereço para encontrar pessoas interessantes. Descendo um pouco mais algumas lojinhas e bares/restaurantes começam a aparecer: Antoine e Lili, Stella Cadente, uma super livraria de arte e design chamada Artazart, um bistrô de comidas latino américas Mukura,o hotel du Nord com seu restaurante super charmoso, R Vegetal um cabeleireiro que só usa pigmentos vegetais e bio, Alter Mundi, uma lojinha de comerce equitable, o Chez Prune um bar que não importa a hora está sempre cheio e muitas outras coisas. O ideal é caminhar pelo canal mas também se aventurar por algumas ruas como a rue de la grange aux belles onde existe a designer de jóias sueca Viveka Bergstrom e a rue Beaurepaire, onde ficam algumas coisinhas que citei acima.

Mas o bom mesmo é que a galera vai com seu vinho, sua baguete e ficam horas e horas conversando, fazendo um som e curtindo o alto-astral do lugar. E tudo isso graças a segurança que se tem, pois a movimentação de pessoas às margens do Canal não tem hora pra começar, nem pra terminar.

Vá lá: Canal Saint Martin, metrô Jaurés ou Republique.

* Bianca Pizzato é formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS e vive agora em Paris aprofundando seus conhecimentos em Moda.

Fotos: Bianca Pizzato


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.