Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/modamani/public_html/includes/config.php on line 6
modamanifesto
  Busca
  O Fashion Rio e o Verão 2009


Ana Carolina Acom *

A vez das estampas! Claro que isto, pode soar um tanto clichê, visto que estamos falando de Rio de Janeiro e verão... Mas, o fato é que as coleções internacionais, repletas de “florismos” e grafismos, contaminaram nossas influências, já tropicais. Escolhi os desfiles que achei mais atrativos, maduros e elegantes. Inclusive, dentre meus eleitos, podemos ver muitas cores cruas e neutras. No entanto, em cada marca foram apresentadas, pelo menos algumas peças profusas de estampas. Os comprimentos de vestidos e saias vão do longo ao curto em dois toques, o que nos traz um verão das “micros” e também dos “vestidões” arrastando pela areia. As sandálias continuam com cara de sapato, nada muito delicado em tiras finas, elas estão bem mais fechadas que de costume.

O desfile de Carlos Tufvesson trouxe formas estruturadas em vestidos curtinhos. Ele demonstrou muito bom gosto, conhecimento e nada de exagero. A mulher brasileira tem alguma resistência quanto estas formas abaloadas ou durinhas. Já fazem algumas estações que isso não pega por aqui. Porém, comecei a ver uma pequena luz no fim do túnel, observando peças que dão estes ares, até mesmo, em grandes magazines. No entanto, nas coleções desta temporada essas formas não apareceram muito, além do desfile da Tufvesson.

Destaque para o desfile da Cavendish: uso de alguma sobreposição em belos tons pastéis, apresentando delicadeza nas matérias escolhidas e nos acessórios. Calças largas e vestidos fluídos primaram pelo conforto, não deixando o visual menos elegante. A estampa floral em tom avermelhado sobre o bege me pareceu uma escolha muito feliz e harmônica. Já a Drosófila, em termos de estampas, optou pelo velho e bom xadrez vichy. A marca usou os babados, tão vistos pelas coleções do Fashion Rio. Além disso, ela traz bons modelos e exemplos de como utilizar vestido e saias compridas no verão.

A marca Espaço Fashion foi uma das que mais chamou minha atenção. Não apenas pelas modelos tops que desfilaram, mas pela moda chique e contemporânea apresentada. As roupas possuem uma leveza única, são belas e super práticas. Acredito que esta poderia ser a cara do verão. Além dos tons naturais, dos tecidos bacanas e dos etéreos detalhes, há cores muito charmosas como carbono, matizes de azul e outras. Enfim, gostei bastante e vislumbrei algo de novo.

Graça Ottoni trouxe impressionistas flores aquareladas em seda pura, além de maxi listras e cabelos retrô. Esta foi mais uma coleção que legitima o poder dos vestidos longos para o dia. A Mara Mac continua com suas cores clássicas como branco, cru e cinzento, contudo, traz peças nas cores da estação: laranja e carbono. A marca não apresenta grandes novidades, mas, como sempre muito bonita em uma moda esportiva e ultra-elegante. E falando em esportiva, temos a Redley, jovem e super confortável: malhas lânguidas, tons cinzentos em excelentes macacões, vestidos, vestidinhos e vestidões (compridos de novo). 

E quem reúne todas as tendências da estação, e fica a cada ano mais linda é a roupa da marca ST. Ephigênia. Os chapéus, por si só, já são um arraso à parte. A roupa é chiquérrima e bastante colorida, abuso de estampas diversas e tudo mais. No entanto, também há peças em tons crus. O estilo é romântico e muito moderno. (clique nas fotos para ampliá-las) Para finalizar, observe a coleção de Walter Rodrigues. Contrariando o que chamamos de tendências para este verão, tiro o chapéu para o estilista: vestidos de festa pretos e sandálias fininhas, a combinação de preto e salmão ficou muito bem e o desfile foi, sem dúvidas, um dos mais bonitos.

*Ana Carolina Acom é formada em Filosofia pela UFRGS, é pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas.

Fotos: Reprodução


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.