Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/modamani/public_html/includes/config.php on line 6
modamanifesto
  Busca
  SPFW e as perspectivas para o verão 2009


Ana Carolina Acom *

Eis os destaques do SPFW (clique nas fotos para ampliá-las). Escolhi, para apresentar no modamanifesto, as marcas e estilistas que de alguma forma chamaram mais a atenção nesta temporada. Depois destes desfiles, está difícil definir o que exclusivamente será tendência. Há uma liberdade bastante significativa em termos de moda para o verão 2009. Os comprimentos das saias e vestidos estão do micro ao maxi, contudo, existe um clima propício ao uso de vestidos compridos para o dia, o que acho bem interessante. Diversas marcas bacanas criaram vestidões desta forma, e isto já havia sido observado nos desfiles do Rio. Outro detalhe importante, é que em todas as coleções e vitrines, houve uma queda no uso da malharia, o que dá lugar ao tecido plano e novas tecnologias.

Começo por Samuel Cirnansck, sua apresentação foi digna de alta-costura e universal, ou seja, poderia ter sido vista em qualquer lugar do mundo. E moda é isso, porque não temos uma necessidade de desenvolver moda para um núcleo, região ou país. Criamos o belo, e uma brasileira ou vietnamita terão a mesma vontade de vestir. O estilista criou lindíssimos vestidos misturando romantismo, aristocracia, delicadas flores e leopardo.

O desfile de Lino Villaventura foi um verdadeiro coquetel de cores, as roupas parecem pensadas como espécies de estruturas orgânicas, que lembravam frutas tropicais. André Lima apresentou um belíssimo desfile, e como sempre, com claras referências artísticas, em uma modelagem que remete ao origâmi. Atualmente, as marcas de maior destaque no país são: Maria Bonita e Osklen. Ambas estão bem avançadas no que se refere à originalidade em modelagem, vanguarda de criação e excelente escolha de matéria prima. O impressionante é que as duas utilizaram a mesma espécie de chapéu e alguns materiais brilhosos. Tudo isso com um estilo prático e confortável, em um visual “largadão” muito bem estudado na sua sofisticação.

A moda do jovem Pedro Lourenço chama atenção pela antítese, pois apesar de muito novo, o estilista exala maturidade e referenciais. Sou fã! As peças lembram criações de Mcqueen, com muitos elementos de Ghesquière. Isabela Capeto trouxe para passarelas bordados em tons de ouro, chamo a atenção para sua lindíssima maxi-saia com aplicações de flores. Falando em comprimento, a Ellus e a Iódice apostaram em alguns vestidos longos para o dia. Repare na estampa de galhos ou artérias vermelhas que a Ellus escolheu, dá vontade de usar o verão todo com chinelos arrastando por aí. E a Triton, que andava meio perdida, acredito que dessa vez acertou. Mostrou vestidos super curtinhos para todos os tipos de jovenzinhas: justos, coloridos, xadrezes, pretos, com flores, rodados e abaloados.

*Ana Carolina Acom é formada em Filosofia pela UFRGS, é pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas.

Fotos: Reprodução


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.