Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/modamani/public_html/includes/config.php on line 6
modamanifesto
  Busca
  SPFW – Outono / Inverno 2009


Ana Carolina Acom *

Esta temporada foi repleta de desfiles bacanas e bonitos de se ver. Inicialmente, achei que estava fraco, após um período de análise gostei de diversas coleções. Confira meus eleitos! (Clique nas fotos para ampliá-las.)

Alexandre Herchcovitch apresentou um dos mais belos desfiles dos últimos tempos, com inspiração no que há de melhor: anos 20 somado ao punk da Berlim dos anos 80. Nos looks, com lampejos cubistas, apareceram brilhos, peles sintéticas, preto e adereços de cabeça – tendência geral para o próximo inverno.

No desfile da Triton algo me remeteu a Vivienne Westwood. Claro, faz muito sentido: a inspiração era a realeza britânica, nada mais punk. “God save the Queen”. A marca trouxe xadrez, kilts, anquinhas, coroa e cartolas, tudo isso em peças comerciais e muito atrativas.

A Osklen apresentou mais uma de suas coleções impecáveis: moda esportiva e ultra-chic. Os modelos adentraram a passarela de óculos geeks e dreads na cabeça, as peças exploraram algum brilho, tricot e incrível modelagem em moletom.

Podre de chic mesmo é mais uma das coleções de Samuel Cirnansck. Ele alcançou o equilíbrio perfeito em sua moda haute-couture, surpreendendo a cada estação. Desta vez, trouxe rainhas cor de neve direto da Sibéria, vermelho sangue real e preto - cor deste inverno. Esta também foi a cor adotada por Lino Villaventura na exibição de sua belíssima coleção: tecidos etéreos mas com ar invernal em uma modelagem de tirar o chapéu (repare nas cabeças), golas e vestidos dos sonhos.

Tufi Duek: este veio parar aqui em homenagem a minhas amigas Joana Bosak e Renata Fratton. Não que ele não mereça, pois a coleção é muito bonita e bem comercial, como é a característica da Forum e também da marca Iódice. O fato é que as moças voltam meu olhar para a influência gaucho nas passarelas, e o desfile da Forum Tufi teve direito à estampa de cavalos, muitas franjas, ponchos e laços. “– Mas bah, tchê”!

Ronaldo Fraga, que sempre traz temas importantes em suas roupas, desta vez trouxe roupas para gente importante e não famosa. Ele vestiu as peças do tamanho de manequins em idosos e crianças, o resultado foi muito divertido e de uma beleza inesperada em desfiles de moda. O tema foi inspirado no espetáculo “Giz”, do mineiro Álvaro Apocalypse (1937 – 2003), fundador do grupo teatral de bonecos Giramundo.

Para encerrar, cito uma de minhas marcas favoritas: Maria Bonita. O desfile teve algo de arte circense retrô, tema perigoso, no entanto, foi explorado de forma magnífica, sem exageros em cores e repleto de formas geométricas. A modelagem da marca, sempre excelente, explorou formas novas como o egg shape, super em alta, e os macacões, um tanto duvidosos.

*Ana Carolina Acom é formada em Filosofia pela UFRGS, é pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas.

Fotos: Reprodução


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.