Busca
  Fragmentos e o Inverno 2009

   

Ana Carolina Acom *

Mais que tudo, eu queria ser uma molécula para penetrar a matéria, afim de melhor conhecê-la e compreendê-laFrançois Girbaud

A roupa fala, e não somente através de sua aparência. As matérias, sensíveis ao toque, são os elementos mais importantes na arquitetura dos trajes, são elas que dão as diretrizes na modelagem das peças. Tecidos e peles se manifestam e assumem sua vocação formal, surgindo assim, a roupa. Deste modo, a fragmentos desenvolve peças contemporâneas, que como o estilo, podem olhar para o passado, mas permanecem através da atualidade.

A marca fragmentos vem se consolidando como referência em moda desde 2006. Tornou-se conhecida pela exclusividade e pelo toque de sua matéria-prima: a pelica de mestiço (animal híbrido entre a cabra e a ovelha), cuja tecnologia permite uma textura ultra-macia. Além disso, a pelica é, muitas vezes, conjugada à seda-pura e tecidos high-tech, resultando em peças fluídas que tem a alfaiataria como identidade.

Após visitar a Première Vision em Paris, a estilista Maria Elisa Cruz Lima desenvolveu para a coleção deste inverno sua “Napa Sévre”. Esta consiste na pelica em um acabamento inédito e extremamente fosco, produzido exclusivamente para a marca fragmentos no Brasil.

A coleção de inverno da fragmentos foi destaque, no início do ano, na TM Fashion – feira de calçados e acessórios no Hotel Maksoud Plaza em São Paulo e logo depois em seu showroom no hotel Imperial Hall, ao lado de marcas como Mara Mac do Rio de Janeiro e muitas outras. Clientes ilustres de todo país procuraram a marca durante a temporada na capital paulista, pois ela virou referencial de luxo, bom gosto, acabamentos impecáveis e uma excelência em modelagem que é priorizada a cada estação (clique nas fotos para ampliá-las). Graça Ottoni, estilista mineira que desfila no Fashion Rio, realiza um trabalho espetacular com a marca fragmentos na sua loja em Belo Horizonte. Demonstrando um reconhecimento deveras honroso, Graça Ottoni assegura que nada se compara a criação em couro da marca.

No Rio Grande do Sul, a marca é representada pela dupla dinâmica e também muito chique: Cléo Milani e Rosane Mondino. As garotas divulgaram a marca para diversos pontos do sul do país. E atualmente, encontramos a marca em Porto Alegre com exclusividade na badalada loja Triunvirato.

As peças da fragmentos já estiveram presentes em diversos editoriais importantes, inclusive aqui no modamanifesto. A última coleção foi fotografada para a Revista Moinhos, com produção de Éden Matarazzo. E as duas coleções anteriores marcaram presença na Revista Gramado, produzidas por ninguém menos que Carol Puccini.

*Ana Carolina Acom: graduada em filosofia pela UFRGS e especialista em Moda, Criatividade e Inovação pelo SENAC – RS. Atua como pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas. Possui artigos publicados em todo país, e é responsável pela consulta de estilo da marca fragmentos. Além disso, é chapeleira nas horas vagas, criando para a marca As Carolinas.

Fotos: Ana Carolina Acom


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.