Busca
  Paris – Outono/Inverno 2009-2010

 

Ana Carolina Acom *

Vamos aos destaques dos desfiles parisienses! Apesar do atraso na análise, ainda vale!

E para falarmos em homenagem ao astro mais pop de todos os tempos – Michael Jackson – repare na coleção da Balmain. O desfile foi bem antes da morte do ídolo, mas a associação é legitima. Esta foi uma das coleções mais comentadas, onde se destacaram os casacos de ombros verticais, que vestiram diversas celebridades. As peças apresentaram muitos elementos da década de oitenta de forma muito elegante. Os brilhos, blazers e as cores me remeteram realmente a Michael. E não poderia ser diferente, depois dessa minha associação espontânea, resolvi pesquisar: de fato o astro era fã da Balmain e chegou a vestir esta coleção! Confira as fotos! (Clique nas imagens para ampliá-las).  

Rufos, ballet e Mary Poppins: todos esses elementos compuseram o desfile da Chanel. O preto e branco clássico, em alguns momentos cedeu espaço para o preto e rosa bem claro da meia-calça e sapatilha de ballet. Maravilhoso!

O pied-de-poule, que apostei desde o começo, teve destaque especial no desfile de McQueen, que trouxe essas formas de todos os tamanhos possíveis e algumas metamorfoses também. A Comme des Garçons, apresentou casacos xadrezes como cobertores, onde também apareceu pied-de poule.

Galliano apresentou, como sempre, um belíssimo desfile com looks inspirados em excêntricos, luxuosos e assustadores ciganos. E o gênio para Dior: trouxe as memórias da Paris encantada por Poiret e suas inspirações orientais, com suntuosos brocados e broderies.

Para finalizar, escolho Limi Feu, e Jacobs para Louis Vuitton: coleções deslumbrantes para mulheres de personalidade e muito chiques.

Gostaria de aproveitar este espaço, onde o modamanifesto noticia a semana da moda mais importante do mundo, para dar Adeus ao maior ídolo pop de todos os tempos. Michael Jackson era um gênio da música e da dança. Sensível ao extremo e excêntrico é único e incomparável, ele traduziu o R&B para a arte pop e transpôs fronteiras entre etnias e idades. Seu figurino é uma historia à parte e para sempre pertencerá à trajetória da moda. Para resumir: Michael Jackson foi o cara que comprou os direitos das músicas do Beatles e foi casado com a filha do The King Elvis.

*Ana Carolina Acom é graduada em filosofia pela UFRGS e especialista em Moda, Criatividade e Inovação pelo SENAC – RS. Atua como pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas. Possui artigos publicados em todo país, e é responsável pela consulta de estilo da marca fragmentos. Além disso, é chapeleira nas horas vagas, criando para a marca As Carolinas.

Fotos: Reprodução


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.