Busca
  Lançamentos de Verão – Coleção Fragmentvm 2010 inspirada na obra de M. C. Escher

 

Ana Carolina Acom *

Para o verão 2009/2010, a Fragmentvm desenvolveu sua coleção em meio à arte e a estudos metamórficos. Tendo a alfaiataria como identidade e ponto de partida, a marca traz o mais sutil e leve toque da pelica, sempre conjugada à seda pura de superior excelência têxtil. 

Para a pelica de mestiço foram criados padrões, que exploram infinitas metamorfoses, inspirados na obra do artista holandês Escher, que é conhecido por suas construções impossíveis. As estampas, desenvolvidas exclusivamente pela marca, vazam o couro com desenhos e simetrias inusitadas, que formam sofisticadas abstrações. A coleção traz o perfeito diálogo entre pelica estampada, linho, organza, verão e arte. A Fragmentvm, consagrada por sua moderna mescla de matérias únicas e naturais, traz nesta temporada uma experiência de sentidos absolutamente nova.

Maurits Cornelis Escher (1898 – 1972) é conhecido por suas xilografias e litografias, onde explora imagens com impressionantes efeitos de ilusão de ótica. O artista é, muitas vezes, estudado nas áreas matemáticas, graças as suas angulosas e impossíveis construções geométricas. Escher era fascinado por planos regulares e pela simetria que havia em mosaicos árabes e em padrões de tecelagem. Inspirado nisto, criou muitas de suas obras onde vemos padrões geométricos entrecruzados: figuras que se entrelaçam umas as outras se repetindo. Assim são alguns de seus trabalhos mais impressionantes e famosos, que consistem no preenchimento regular do plano, composto por imagens figurativas ou não, que resultam, muitas vezes, em metamorfoses de homens, peixes, aves e lagartos. Escher já foi inspiração de muitos artistas que são seus fãs, como Matt Groening, que fez algumas paródias de suas obras nos cenários de “Os Simpsons”, “Futurama” e na tira de jornal “Life in Hell”. Além dele, outras pessoas o utilizaram, em videoclipes, jogos de videogame, desenhos animados e na moda.

O trabalho de moda da Fragmentvm é resultado de muita pesquisa e estudo em equipe, esta é composta pela estilista Maria Elisa Cruz Lima e suas assessoras: eu, Ana Carolina Acom e Carolina Citton Puccini, ambas do site modamanifesto. Maria Elisa, com uma experiência de mais de vinte anos no ramo, é responsável pelo desenho das peças. A cada coleção ela viaja à Europa para a pesquisa de “tendências”. O trabalho é árduo: chegar lá e saber para que lado seguir. Se falarmos em tendências, sabemos que existem milhões, se por aqui já vemos uma variedade de estilos, imagine em Londres e Paris. Mas, é por lá que a Fragmentvm decide pelas formas, que nesta coleção seguiram em torno da arquitetura oriental, com ângulos que lembram construções chinesas, chamadas pagode. O meu papel e da Carol é prestar assistência em relação ao estilo, cores e matérias. Temos na pelica de mestiço o inicio da trajetória, e devemos pensar em como agregá-la aos linhos, sedas e organzas.

Para a coleção de verão, que deve ser leve para calores intensos, elaboramos a estamparia vazada no couro, que foi absolutamente inspirada nos desenhos de Escher. Pesquisei intensamente sobre sua vida e obra e como adaptar seus desenhos para as nossas peças e para tecnologia que dispomos. Os pássaros surgiram como a homenagem mais simbólica ao artista, que os utiliza em diversos trabalhos. A Carol foi responsável por toda obra de arte gráfica em cima da nossa complexa modelagem. Tudo isso resultou em uma coleção bastante elogiada por clientes e pela crítica de moda em todo o Brasil, desde o lançamento em São Paulo, no Hotel Imperial Hall, durante a semana do SPFW até o sucesso em Porto Alegre.

Para encerrar gostaria de agradecer e parabenizar o restante da equipe Fragmentvs, sem a qual nossa arte não seria possível: as costureiras (as verdadeiras artistas) Ana, Solange, Clair, Carla e Claudete. Os cortadores: Zeno Zenial, Renato, Jorge, ao ampliador Chico, Cidinei e sua equipe de super-heróis. Além destes, obrigada a todos aqueles que colaboram para a marca, por amor ao belo, nossas representantes: Cléo Milani e Rosane Mondino, Cléber Machado da Vibe Models, André Cavalheiro, Milene Zardo e Carolina Ceolin, o arquiteto dos tecidos Ney Willy Scholze, ao Jorginho Goulart mais um artista e Marco Aurélio Kehl da Invitto.

Ficha técnica das fotos
Fotografia: André Cavalheiro
Beauty: Jorginho Goulart
Styling: Ana Carolina Acom e Carolina Puccini
Modelo: Maria Luiza Bortolini (Vibe Model Agency)
Sandália: Invitto

Contato: fragmentvm@gmail.com | + 55 51 9288.3432 | + 55 51 9346.5565

*Ana Carolina Acom é graduada em filosofia pela UFRGS e especialista em Moda, Criatividade e Inovação pelo SENAC – RS. Atua como pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas. Possui artigos publicados em todo país, e é responsável pela consulta de estilo da marca fragmentvm.


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.