Busca
  6º Ideal Moda Fashion – Sucesso total durante a Expointer 2009


Ana Carolina Acom *

Na tarde de quarta-feira, dia 02 de setembro, no Boulevard da Expointer em Esteio, aconteceu o 6º Ideal Moda Fashion. Desfile que reúne peças em lã assinadas por artesãs de todo Rio Grande do Sul. Realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Ideal, o evento promove a lã das ovelhas da raça Ideal. Neste dia, a grande estrela é a ovelha, que nos cede a excelente matéria-prima das roupas que foram apresentadas. No dia anterior ao desfile, houve o julgamento e escolha do mais belo exemplar da raça, e os campeões também subiram à passarela na quarta-feira. Estes ovinos agradaram de forma bastante gracioso o público. De fato, os bichinhos são muito fofos!!! Mas, vamos à moda! (Clique nas fotos para ampliá-las.)

Carolina Citton Puccini e eu, Ana Carolina Acom (As Carolinas) cuidamos da produção do evento e do styling do desfile, em parceria com a produtora cultural e coordenadora desta edição do Ideal Moda Fashion, Luciana Vianna.

Tanto a lã como a moda, torna a linguagem da roupa universal e as peças criadas por nossas artesãs podem figurar em guarda-roupas do mundo inteiro, apesar de serem criações autenticamente gaúchas. Algumas peças e acessórios remetem à indumentária do Pampa, como as palas e ruanas, outras seguem a criatividade de seu artífice, como o look “Mãe Natureza”: o vestido em feltro foi criado por Lúcia Guaspari e complementado por acessórios de outros ateliers, que seguiam essa linha verde-monstro-do-pântano, no bom sentido! E mesmo as peças mais tradicionais ganharam novas interpretações nesta produção de moda, que exigiu muita criatividade para encher os olhos do público e valorizar o trabalho em lã das maneiras mais variadas. A trilha sonora do desfile foram músicas em estilo country-psychobilly do seriado americano True Blood.

Foram 30 looks, com mais de 100 peças de 13 ateliers diferentes. No cabelo das modelos havia apliques da mais pura e natural lã, cedida por Ellen Zwick Ely da Fiolã, cujo trabalho é admirável e vai desde à criação da ovelha até a produção manual e tingimento natural do fio. Lembram da Bela Adormecida? Pois é, o fio é feito naquelas românticas rocas. O make-up foi da queridíssima Britney, juntamente com Johnny.

Além dos artigos em lã, todas as meninas vestiram roupas da marca “Guria do Sul”, que complementaram os looks de maneira bastante feminina e elegante.

Confira os colaboradores que assinaram as criações apresentadas na passarela:
Acontecer Lã de Ovelha
Artesania
Arttear & Fiolã
Ateliê Liciê Hunsche
Atelier Arte em Tear
Atelier Maria Lucia
Carmem Donati
Carmem Moreira
Carmem Simões Pires
Cooperativa Lã Pura
Lúcia Guaspari
Tecendo Artt
Ziza Barcellos

Agradecimentos: Paramount, Associação de Criadores de Ideal, Cleusa Piegas, Daniel Koch da Guria do Sul, Ellen Zwick Ely da Fiolã, Sandro Sant'anna, Lu, Iron e todo pessoal da Arte Nova Produções, Jones Cirne da Transcirne, Bete Lamb da Confeitaria Lamb’s, Porto Glúten, Britney e Johnny, ao pessoal do Simmre, Joy Model Management e todos que colaboraram para esse belíssimo desfile.


Site: www.guriadosul.com.br


Contatos: (51)3386-3359 / (51)9705-9647
E-mail: portogluten@terra.com.br
Site: www.portogluten.com.br


Site: www.lambs.com.br


Site: www.fiola.com.br


Site: www.abcideal.com.br

 

*Ana Carolina Acom é graduada em filosofia pela UFRGS e especialista em Moda, Criatividade e Inovação pelo SENAC – RS. Atua como pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas. Possui artigos publicados em todo país, e é responsável pela consulta de estilo da marca fragmentos. Além disso, é chapeleira nas horas vagas, criando para a marca As Carolinas.

Fotos: Elder Filho (Jornal Cidade Online)


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.