Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/modamani/public_html/includes/config.php on line 6
modamanifesto
  Busca
  Temporada de Inverno 2010-2011 – Milão


Ana Carolina Acom *

Alguns dizem que a moda italiana é onde as mulheres brasileiras mais se acham. Esta moda é marcada pela feminilidade, sensualidade e muitas vezes um pouco de “peruísse” no bom sentido. Os exageros nas estampas, no brilho e no glamour ressaltam a criatividade em coleções, que nesta temporada estão muito bonitas e vão de desencontro a qualquer moda conceitual.

Vamos aos eleitos! Falando em estampas, as texturas animais tomaram conta das passarelas, seja onça, oncinha, leopardo ou zebra. A tendência “bichismo” realmente está “bombando”, e muitas cabeças de bichinhos fofos apareceram por aí (aguarde Londres e Paris). Em Milão, destaco a coleção de ambas as marcas da Moschino: repare no casaco de orelhinhas, como disse nossa amiga Raquel Medeiros, “ficou algo tipo ‘Josie and Pussycats’”. Além disso, as marcas apresentaram as estampas em diferentes tamanhos, sempre sobrepostas à meia-calças pretas.

A Just Cavalli apostou na onça em fundo encarnado, algo que eu gosto muito. Destaque para as calças justas e o casaco azul, que exemplifica uma cor que surge como tendência desde o verão europeu. Mas, vermelho soberbo de verdade esteve nos acessórios do desfile, praticamente todo em preto, da Dsquared2: luvas e meias rubras e plastificadas fenomenais! As roupas em formas justas e femininas destacavam o corpo, exibindo uma mulher muito chique e nada vulgar, poderia até ser uma Bond Girl. Amei!!!

Mais estampas animalescas temos: na Dolce & Gabbana, que trouxe também flores, veludo e colan. E ainda na Blumarine, onde mais uma vez o couro ganhou destaque e as zebras e cobras levaram a coleção por um caminho bastante interessante, comercial e belo. Já a estamparia de Roberto Cavalli, criou uma história diferente das demais. Misturando cores, bichos e texturas a marca segue com uma mulher poderosa, com um “quê” hippie e que opta por sobreposições, conforto e amplos vestidos compridos. Muito lindas as criações e a produção de moda do desfile.

Para encerrar, longe das estampas animais, destaco o clima “retrô” da Prada e Luisa Beccaria. A Prada traz casacos em cortes sixties e até um “óculos gatinho” bastante visto ultimamente. E Luisa mostra as modelos com cabelos desarrumados, batom vermelho, vestidos ultra-usáveis e muito azul escuro.    

*Ana Carolina Acom é graduada em filosofia pela UFRGS e especialista em Moda, Criatividade e Inovação pelo SENAC – RS. Atua como pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas. Possui artigos publicados em todo país, e é responsável pela consulta de estilo da marca fragmentos.

Fotos: Reprodução


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.