Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/modamani/public_html/includes/config.php on line 6
modamanifesto
  Busca
  São Paulo Fashion Week – Verão 2011


Ana Carolina Acom *

A seguir, divagarei sobre os desfiles que mais se destacaram no SPFW em minha opinião.

Inicio por Herchcovicht: coleção muito bacana composta de um minimalismo moderado em modelagens únicas e pra lá de impecáveis. Além de lindos looks em preto, a escolha das cores nos outros looks pareceu bastante harmoniosa e muito bem estudada. Surgiram cores em blocos, que remetem ao game “tetris”, e também cores em “splashes” de tintas lembrando um alegre expressionismo abstrato.

Sem seguir qualquer padrão de tendências, pulo para a marca Do Estilista: mais uma vez Sommer trouxe um casting de amigos e nada de modelos magrelas. Sobre os looks: eles carregam a identidade do estilista em texturas, volumes e no xadrez. Destaque especial para as meias-calças lindas, além de rendadas em diferentes cores, havia algumas com impressionante aplicação de pedrarias.

Glória Coelho, que há muito não deslumbra como antigamente, vem fazendo algo de muito semelhante de uma coleção para outra. Embora, desta vez, as criações pareçam mais em sintonia com o que ocorre no mundo da moda hoje: camadas, estruturas e ombros em evidência com algo de futurista, são sem dúvidas grandes tendências do momento. Estamos em meio a um novo minimalismo que busca cores, formas mais retas e no corpo, com um quê de estrutura que deve alongar e não esconder a silhueta. 

Ainda neste sentido descrito no parágrafo acima, podemos observar a Osklen. Sempre primando por peças mais esportivas, ela expõe a questão dos ombros em mangas especiais. O desfile, quase todo em diferentes tonalidades de azul, não poderia se chamar outro: Mergulho no Azul.

O que falar da Triton? Sem dúvidas que o maior destaque não foi as roupas e sim, Paris Hilton. Os looks se dividiram entre românticas tonalidades de brancos e marfins e depois alguns volumes em cores. Achei a estamparia lúdica com unicórnios muito linda (Lúdico: odeio como as pessoas usam esse termo a toda hora).

Não há a menor dúvida, que o desfile que mais amei foi o Halloween de Samuel Cirnansck. Aliás, disparado ele é um dos estilistas de mais talento do cenário nacional. Seus bordados carregadíssimos e maravilhosos em formatos de bruxas, abóboras, morcegos e gatos pretos deram outro sentido para o uso de miçangas e paetês, além disso, trouxeram todo o glamour que as noites de horror exigem. Vide o filme “The Rocky Horror Picture Show”, musical clássico oitentista, que mistura clichês de horror, drag queens, grande elenco e trilha sonora excelente, repleta do bom e velho rock'n'roll. Os ombros pontudos e a textura preta piramidal de algumas peças também merecem destaque especial.

Outro estilista luxuosíssimo, que sempre traz coisas lindas é André Lima: belos vestidos de festa (o seu forte) e acessórios art déco ao estilo “Metropolis”, que meu coraçãozinho não agüenta porque adoro esse estilo. Para finalizar, chamo atenção para o preto da Portuguesa Ana Salazar, composto de zíperes e sensualidade. E cito Maria Bonita, destacando as texturas e os belos chapéus.

*Ana Carolina Acom é graduada em filosofia pela UFRGS e especialista em Moda, Criatividade e Inovação pelo SENAC – RS. Atua como pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas. Possui artigos publicados em todo país, e é responsável pela consulta de estilo da marca fragmentos.

Fotos: Reprodução


Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.