Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/modamani/public_html/includes/config.php on line 6
modamanifesto
  Busca
  São Paulo Fashion Week – Verão 2012

0
0
0
0
0
0
0
0
0

Ana Carolina Acom *

Confira agora meus eleitos dentre os desfiles do SPFW. Esta temporada foi comentada por muitos como uma das mais belas dos últimos tempos. Eu gostei bastante de muita coisa, a inovação brilhou em muitas marcas, ao mesmo tempo em que a mesmice pesou em outras tantas. Vamos lá!

Começo pelos tropicais Triton e Pedro Lourenço. A Triton trouxe estampas de aves coloridas com menção ao verão, ademais das araras e flamingos, a coleção pendeu para um ritmo havaiano bastante interessante. A intenção e tema era a mistura “A Califórnia e o Tropicalismo”, o resultado foi ótimo em belas cores e formas.

Pedro Lourenço arrasou mais uma vez, sou e sempre fui super fã dele. Um rapaz tão jovem e com o dom de deixar as mulheres naturalmente elegantes. Seu trunfo diferenciador também veio nas aves brasileiras: araras, papagaios e coqueiros para esbanjar brasilidade sem escorregar um segundo sequer em clichês – linda apresentação.

O desfile da marca Tufi Duek revelou sua inspiração toda na arte indígena. Repleta de miçangas, cestarias e geometrias tribais, a coleção surpreende em apresentar estes elementos em formas minimalistas e muito comerciais. Os vestidos trazem belas formas retas e cortes novos e interessantes.

A Cavalera explorou os elementos mexicanos clássicos como El Día de los Muertos e a notável FridaKahlo. Apesar do tema já ter sido super abordado pela moda, a marca levou a história de maneira agradável e nova. Ao invés de profusão de cores, as concentrou em detalhes precisos, e trouxe as peças em branco ou preto. Os acessórios estavam muy lindos, sobretudo os chapéus, flores na cabeça e os maravilhosos brincos de franjas.

A coleção apresentada por Alexandre Herchcovitch contrasta bastante com suas criações passadas compostas por cores mais escuras e pesadas. Desta vez sua inspiração remete aos anos 50, nas formas e na delicadeza das cores em tons pastéis. As peças fazem menção a um underwear chic e o cetim de seda pura junto ao jacquard floral atestam isso de forma poética.

Falando em seda pura, vêm a esculturas de Lino Villaventura. A modelagem dos vestidos e os complementos da produção do desfile exibiram na passarela uma verdadeira Vênus. O estilista também mostrou vestidos curtos, patchworks de seda e rendas, e volumosas saias.

Huis Clos foi um dos desfiles que mais amei. Com uma cartela de cores impecável e um minimalismo de dar inveja, a marca apresentou formas retas, comprimentos curtos e franjas mágicas. Todos os elementos para eu adorar!

Samuel Cirnansck e a Osklen seguem figurando entre meus preferidos, embora eu não tenha visto nada de novo em seus desfiles. Os belos vestidos de Samuel continuam belos, mas nenhum a ponto de eu me derreter. Destaco a produção em clima de sadomasoquismo e fetichismo, onde nem a noiva escapa de ser amarrada. Ele também usou muito das transparências, tão em voga atualmente, de forma inteligente e jogando com composições geométricas.

A Osklen segue em seu lindíssimo linho “saco de batata” (no bom sentido).  A inspiração foi na Cultura Negra – uma leitura muito bem explorada, que resulta em belos vestidos em comprimentos longos e apaixonantes, além de gostosas camisetas que deixam a pele a mostra.

*Ana Carolina Acom é graduada em filosofia pela UFRGS e especialista em Moda, Criatividade e Inovação pelo SENAC–RS. Atua como pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas, através de palestras, produções e desenvolvimento de figurino. Possui artigos publicados em todo país e atualmente reside em Montreal – Canadá, realizando pesquisas de tendências para marcas do Brasil, em que é responsável pela consultoria de moda e estilo. Além disso, integra o projeto “As Carolinas”, com atuações em diferentes setores da moda.

Fotos: Reprodução




Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.