Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/modamani/public_html/includes/config.php on line 6
modamanifesto
  Busca
  Pense Moda se vê por aqui (1º dia de evento)

Luísa Alves*

0
0
0
0

Aqui no Brasil, um dos eventos mais populares para discutir moda reflexão é o Pense Moda. Existente há cinco anos, ele tem reunido profissionais, não só dessa área, mas de ramos que fazem interface com o tema. Neste ano não foi diferente, e o evento, realizado entre os dias 04 a 06 de outubro, aconteceu no MUSE (Museu da Escultura Brasileira) – local perfeito para discutirmos conteúdo além da forma! A Recheio (agência digital na qual sou gerente de conteúdo) acompanhou os bate-papos, com nomes como o do fotógrafo Bob Wolfenson e Ariane Phillips, figurinista da Madonna, entre outros. Aproveitei a ocasião para escrever sobre o evento, também para o modamanifesto.

No primeiro dia de evento, a plateia descolada acompanhou a abertura com a palestra da Cecile Cóulot, da boutique de prêt-à-porter e acessórios Lanvin. O aspecto mais interessante deste primeiro momento foi poder entender um pouco mais sobre o processo de criação das quatro coleções feitas por ano e perceber a importância que a grife dá à tradição e à alta-qualidade das matérias-primas.

Segundo Cecile, apenas 20% de toda a coleção é mostrada no desfile. Por tanto, trata-se de uma grande reflexão para analisar quais peças vão ser o chamariz para clientes, fashionistas e para a mídia. São 400 pares de sapato a cada série criada, veja bem, SÓ DE CALÇADOS SÃO 400! Ainda existem as bolsas, bijuterias, chapéus, carteiras... Ufa. Entende o quanto nada pode ser à toa? É preciso muita pesquisa que vai de arte, arquitetura e ao cotidiano das ruas.

Depois da francesinha, o público acompanhou um papo com: os fotógrafos Daniel Klajamic e Bob Wolfenson; a editora e produtora de moda, Flavia Pommianosky; o diretor da Surface to Air, Sebastian Orth; a diretora criativa da revista “Mag!”, Graziela Peres e Paulo Martinez . Foi perceptível o entrosamento desses dois últimos com o fotógrafo Bob, parcerias que vem de longa data, graças a tantos editoriais feitos juntos. Aí, dá para entender quando Paulo Martinez diz que “Ninguém faz nada sozinho. É preciso convencer o fotógrafo da sua ideia e fazer algo que dure.” Na MAG, sabemos que a moda não está explícita, e sim entrelaçada em cada pose ou atmosfera da fotografia. Por isso, a presença do experimental e do conceitual é bem mais aceitável. Já nas revistas em que Flavia Pommianosky trabalha, existe a clássica discussão entre o interesse comercial (cliente) e a preocupação com o aspecto artístico e conceitual (fotógrafo, jornalistas, produção). Para contrariar essa realidade, Sebastian Orth, da Surface, disse que a combinação da sua equipe de trabalho é justamente apresentar ideias totalmente absurdas para seu cliente, ao passo que a mais aceitável fica sendo justamente a que ele tem interesse em colocar em prática. Tática notável essa!

*Luísa Alves é Relações Públicas. Sempre ligada ao mundo digital, vive em busca de ideias criativas em moda e marketing. Há anos na área de Internet, trabalhou com conteúdo audiovisual em web para a RBS, atuou como social media/planejamento na W3haus e como freelancer em mídias sociais. Desde 2011 está na Recheio Digital, em São Paulo, onde é gerente de conteúdo. Atualmente pesquisa intensamente sobre figurino, marketing e a classe C.




Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.