Busca
  Vestidos em papel craft – Mostra de cenografia em Montreal

Aline Medeiros Ramos *

0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0

No início do mês de março, a Escola Superior de Teatro da Université du Québec à Montréal (UQAM), organizou a exposição Expo Scéno 2013, que mostrou o trabalho dos alunos do bacharelado em artes cênicas com especialização em cenografia.

A proposta era que os visitantes pudessem se familiarizar com as várias etapas do desenvolvimento criativo do mundo teatral e com cada detalhe que torna únicas as produções cênicas.

Estavam em exposição maquetes de cenários, croquis e peças de figurino de produções montrealenses.

A exposição, embora bastante pequena, foi montada pelos próprios alunos de maneira bastante engenhosa no átrio central da universidade, e continha itens realmente únicos. Os que mais impressionavram foram, sem dúvida, as roupas feitas de papel craft. A impressão feita sobre o papel dava a impressão de textura, nos fazendo crer, a distância, que as peças eram feitas de tecidos finos e renda. De perto, contudo, se podia observar o cuidado no trabalho do papel e o acabamento bastane preciso e fino, feito com fitas acetinadas e botões imitando madrepérola.

Não consegui descobrir se essas peças, tais como estavam em display, já haviam sido usadas em uma peça, ou se eram recriações a partir de algum figurino específico, mas, sem dúvida, chamaram a atenção dos estudantes que passavam diariamente por ali.

*Aline Medeiros Ramos é doutoranda em filosofia na Université du Québec à Montréal. Nasceu no Rio de Janeiro, mas é paulistana da gema, meu! Cosmopolita convicta, só conseguiu deixar São Paulo em 2007, quando se mudou para a grande maçã norte-americana, onde viveu por quatro anos entre o Bronx e o Brooklyn. Há dois anos tenta se adaptar à vida na mini-metrópole francófona do Canadá, que só tem três milhões de habitantes...








Pin It

Copyright © 2006 - 2013 - modamanifesto
Site melhor visualizado no Mozilla Firefox e no Google Chrome.